terça-feira, março 01, 2011

Prossigo no assunto das keywords que mais gosto por serem eficientes ou muito interessantes. A novata habilidade Totem armor, ainda pouco explorada, aparece em apenas 11 cartas, sendo 10 auras e uma criatura conferindo tal poder a todas as suas auras.

Consiste em um escudo de criaturas, basicamente. Como qualquer habilidade engatilhada, acontece quando uma condição é preenchida e então o resultado é substituído pelo oráculo do Totem Armor.

Funciona assim: se uma criatura c/ uma aura de totem armor será destruída por qualquer motivo, ao invés disso, remova todo o dano da criatura e destrua a aura que nela está. Resumindo, a aura é destruída no lugar da criatura, que estará a salvo desta fonte de dano neste momento.

Então alguém perguntará, isso ñ é regeneração? Nâo, não é, e qualquer coisa que bloqueie regeneração não bloqueará totem armor, o que é claramente uma vantagem, pois a regeneração, sendo muito mais conhecida e utilizada, possui inúmeras contramedidas. Além disso, Totem armor é engatilhada e não tem custo, enquanto a regeneração pode ser engatilhada ou ativada.

A pergunta inevitável, do que exatamente ela resguarda (evitando usar a palavra "protege", pois somente a habilidade protection, de fato, protege de algo)? Bom, ela evita duas coisas: dano e mágicas ou habilidades que contenham "destrua/destruir". Portanto, não será essa keyword que salvará suas cartas de serem exiladas; todavia, salvará de um lindo e clássico Wrath of God.

Acabei de dizer que ela funciona quando algo causa dano ou tenta destruir diretamente a criatura c/ a aura, porém e se a mágica ou efeito quiser destruir ambos ao mesmo tempo? Surpreendentemente, Totem Armor prevalece, pois a ordem que era entendida como "destrua a criatura e a aura simultaneamente" é substituída por "destrua a aura e a aura simultaneamente". Repare que a regra não altera o tempo da execução, quando a mágica ou habilidade destruidora resolve preencherá a condição p/ o efeito engatilhado, salvando a criatura.

Todavia, se algo destruir ou exilar a aura primeiramente, resolvendo-se e deixando o stack livre, p/ então destruir a criatura, Totem Armor não a salvará. Afinal, nem tudo é perfeito e sempre há uma forma de vencer algo em MTG. Pô, também, quer mais o quê, ela já faz muito pelos custos ínfimos que apresenta...

Seria muito eficiente juntar uma habilidade totalmente defensiva como Totem Armor c/ uma de caráter ofensivo como Trample, uma vez que estas criaturas não costumam ter alta resistência e morrem após o ataque e causar muitos danos, imagine Brontotherium com Boar Umbra, na versão mais cara do combo, ou Hungry Spriggan com Boar Humbra.

Finalizando, esta keyword combra bem com deathtouch, fornecendo algo que não pode ser destruído por uma única fonte de dano e ainda destruirá qualquer coisa que bloquear, gerando um "tanque". Na versão cara Greater Basilisk funciona bem c/ Boar Humbra e, na versão de baixo custo, Wren's Run Vanquisher ou Vampire Nighthawk c/ Hyena Umbra. Até a próxima.

Um comentário: