Pouco conhecida e ainda menos utilizada é a keyword Devour. Existente em 20 cartas, s/ quaisquer brancas ou azuis e majoritariamente criaturas, é extremamente interessante, apesar de não gerar diretamente danos ao oponente.
Devour dá a possibilidade de adicionar, durante a entrada da criatura no campo de batalha, marcadores +1/+1 igual ao número de criaturas sacrificadas multiplicado pelo número ao lado do keyword no oráculo. Se no texto da criatura diz "devour 3" então cada criatura sacrificada renderá três marcadores positivos p/ a criatura que entra no campo de batalha.
Repare que a regra diz "enter the battlefield" e não "cast", vide item 702.79 do guia avançado no site da WotC ou no forum de dúvidas. Logo, basta que ela entre no campo e ñ necessariamente fazendo uma mágica, pode ser também por efeito de uma outra mágica ou até mesmo habilidade.
Pela regra da prioridade e da velocidade dos state based actions não há como um oponente responder à escolha das criaturas que serão sacrificadas. Se um oponente deseja impedir que devore-se criaturas é preciso impedir a mágica ou habilidade uqe provoca a entrada da criatura c/ devour no campo de batalha. Não há como permitir a entrada e atrapalhar a escolha dos sacrifícios, pois eles acontecem antes da próxima prioridade do oponente.
Tá, e qual a utilidade de tornar sua criatura mais forte com marcadores ao custo de criaturas que você suou tanto pra colocar em jogo? Bom, um modo fácil de eliminar o lado negativo do sacrifício é utilizar fichas. Uma pesquisa rápida indica que há 119 cartas das cores preta, vermelha e verde (as mesmas em que existe devour) c/ custo convertido menor ou igual a 3 e que gerem fichas, ou seja, tem que existir alguma boa p/ seu combo.
A maioria das cartas c/ devour já fazem algo mais quando entram em campo, tornando-as mais atrativas. Seria então adequado facilitar seu retorno, principalmente se for direto ao campo de batalha, s/ a necessidade de conjurar novamente, preservando mana. Há 12 cartas vermelhas, verdes ou pretas c/ as expressão "Return target creature card from your graveyard to the battlefield" prontas p/ realizar esse trabalho.
O custo convertido das cartas c/ devour não é lá dos mais baixos e boa parte não possui uma outra habilidade, de movo que uma simples e barata mágica instantânea que dificulte o bloqueio de sua poderosa criatura cheia de marcadores pode decidir o jogo. Algo que adicione voar, trample e double strike pode transformar a tarefa de bloquear um ataque fulminante impossível. Como exemplos de baixo custo: double strike c/ Double Cleave ou Assault Strobe; voar c/ Evolution Charm; trample c/ Berserk ou Predator's Strike.
Certifique-se de fazer essas coisas quando seu oponente não mais tiver como gerar manas suficientes p/ cancelar ou diminuir o dano. Cuidado c/ as remoções !! Hehe...
Devour dá a possibilidade de adicionar, durante a entrada da criatura no campo de batalha, marcadores +1/+1 igual ao número de criaturas sacrificadas multiplicado pelo número ao lado do keyword no oráculo. Se no texto da criatura diz "devour 3" então cada criatura sacrificada renderá três marcadores positivos p/ a criatura que entra no campo de batalha.
Repare que a regra diz "enter the battlefield" e não "cast", vide item 702.79 do guia avançado no site da WotC ou no forum de dúvidas. Logo, basta que ela entre no campo e ñ necessariamente fazendo uma mágica, pode ser também por efeito de uma outra mágica ou até mesmo habilidade.
Pela regra da prioridade e da velocidade dos state based actions não há como um oponente responder à escolha das criaturas que serão sacrificadas. Se um oponente deseja impedir que devore-se criaturas é preciso impedir a mágica ou habilidade uqe provoca a entrada da criatura c/ devour no campo de batalha. Não há como permitir a entrada e atrapalhar a escolha dos sacrifícios, pois eles acontecem antes da próxima prioridade do oponente.
Tá, e qual a utilidade de tornar sua criatura mais forte com marcadores ao custo de criaturas que você suou tanto pra colocar em jogo? Bom, um modo fácil de eliminar o lado negativo do sacrifício é utilizar fichas. Uma pesquisa rápida indica que há 119 cartas das cores preta, vermelha e verde (as mesmas em que existe devour) c/ custo convertido menor ou igual a 3 e que gerem fichas, ou seja, tem que existir alguma boa p/ seu combo.
A maioria das cartas c/ devour já fazem algo mais quando entram em campo, tornando-as mais atrativas. Seria então adequado facilitar seu retorno, principalmente se for direto ao campo de batalha, s/ a necessidade de conjurar novamente, preservando mana. Há 12 cartas vermelhas, verdes ou pretas c/ as expressão "Return target creature card from your graveyard to the battlefield" prontas p/ realizar esse trabalho.
O custo convertido das cartas c/ devour não é lá dos mais baixos e boa parte não possui uma outra habilidade, de movo que uma simples e barata mágica instantânea que dificulte o bloqueio de sua poderosa criatura cheia de marcadores pode decidir o jogo. Algo que adicione voar, trample e double strike pode transformar a tarefa de bloquear um ataque fulminante impossível. Como exemplos de baixo custo: double strike c/ Double Cleave ou Assault Strobe; voar c/ Evolution Charm; trample c/ Berserk ou Predator's Strike.
Certifique-se de fazer essas coisas quando seu oponente não mais tiver como gerar manas suficientes p/ cancelar ou diminuir o dano. Cuidado c/ as remoções !! Hehe...
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