terça-feira, fevereiro 15, 2011

Primeiramente, registro a honra ao contribuir p/ a manutenção de um blog sempre didático e interessante nos meandros magicianos. O tópico de hoje são as keywords. Inventadas p/ minimizar instruções repetitivas e permitir maiores textos nos oráculos, mostraram-se eficientes e sua contribuição é inquestionável.

Todavia, indago sobre a eficácia de algumas keywords quando analisadas individualmente. Algumas delas possuem funções tão escalafobéticas que sua mera existência já é motivo de piada, como "ripple", "delve" ou "hideaway".

Ripple existe em apenas 6 cartas, uma de cada cor e um artefato incolor (nem sempre artefatos são incolores, vale ressaltar). O jogador revela as 4 primeiras cartas do grimório e baixa s/ custo algum as que forem homônimas àquela que tinha ripple, exilando as demais. O limite de quatro cópias (para não restritas) e a escassez de opções faz c/ que o jogador monte um deck multicolorido pra ter mais que uma dessas opções de cartas c/ tal habilidade e sofra c/ as baixas chances de sucesso na estratégia, pois se você baixou uma cópia sobram 3/57 de chance de estarem as cópias no topo do grimório. Uma habilidade que só gera exilamento e não traz compensações.

Delve existe em 4 cartas, todas c/ alto custo incolor. O jogador exila uma quantidade qualquer de cartas de seu cemitério, diminuindo em uma mana incolor o custo de execução da magia a ser baixada por cada assim exilada. Ao menos dessa vez há uma compensação real por exilar cartas; entretanto, como 3 das 4 cartas são pretas, a cor que maior variedade e mais eficazes magias de ressuscitação possui, seria pouco profícuo utilizar tal habilidade. Nem vamos considerar que a cor preta também inclui a maior parte das criaturas regeneráveis (75 cartas, contra 53 da segunda colocada, verde).

Hideaway só aparece em terrenos, exatamente em 5 deles, que funcionam, na parte de geração de mana, como um terreno básico - gerando apenas uma cor de mana s/ nenhuma diferenciação. A habilidade permite que o jogador olhe as 4 próximas cartas de seu grimório e escolha uma pra exilar s/ revelá-la, colocando as demais no fundo deste. Após essa etapa o jogador pode executar a mágica s/ pagar os custos quando uma condição citada no oráculo for preenchida. A questão é que tais condições são pouco comuns em partidas mais rápidas, pra ativar a habilidade há mais custos e tais terrenos sempre entram em jogo virados.

No próximo post falaremos de outros aspectos das keywords, lembrando que a análise de hoje visava demonstrar a pouca probabilidade de uso profícuo considerando apenas o uso solo destas habilidades em um deck.

Nenhum comentário: