terça-feira, fevereiro 22, 2011

Continuando o assunto anterior, sobre as keywords coletivas, analisaremos "fateseal", "soulshift" e "scry".

Fateseal constante somente em duas cartas azuis, permite ao jogador olhar um certo número de cartas do topo do grimório do oponente, podendo alterar a ordem ou movê-las p/ o fundo, p. ex: se tenho uma carta fateseal 3, olho o grimório do oponente e decido manter a primeira carta lá mesmo, enquanto envio as restantes p/ o final na ordem que me aprouver. Mesmeric Sliver pode ser combinado c/ cartas da habilidade scry, oferecendo uma completa previsão do jogo, pois o jogador olharia as futuras compras suas e alheias. Spin into Myth já é mais útil, pois funciona como Boomerang, apesar da restrição de alvo (somente criaturas), combando c/ Floodgate ou Thalakos Seer.

Soulshift, presente em 27 cartas verdes, brancas ou pretas, diz que as criaturas que, uma vez no campo de batalha, vão p/ o cemitério, permitem o retorno de uma criatura do tipo espírito do cemitério p/ o campo (desde que o custo convertido seja igual ou menor ao número que vem ao lado da keyword, p. ex: soulshift 5). Crawnling Filth comba c/ outros espíritos que possuem "fear" (esta habilidade foi renomeada "intimidate" e agora está presente em todas as cores, não apenas preta). Promised Kannuchi comba bem c/ quaisquer espíritos verdes de custo convertido até ou igual a 7 (e são 56 cartas neste caso).

Conheço pessoas que gostam de Scry, existente em 23 cartas de várias cores, embora predominantemente azuis. Ora, a habilidade apenas permite olhar e organizar as próprias cartas no topo ou fundo do grimório e na ordem desejada. Lembra algo? Exato, é quase como fateseal, só que no seu grimório. Bom, não sei qual veio antes, apenas que são cópias, como se a WotC exacerbadamente preguiçosa estivesse. Além do "combo do vidente" previamente citado, fateseal + scry, percebam que esta keyword é tão genérica que sua inutilidade fica evidente ao notarmos a possibilidade razoável de combar c/ qualquer outra.

Isso mesmo, você não leu errado! Quem não gosta de olhar as cartas que receberá ou em que o adversário colocará avidamente suas mãos? É patente que a informação antecipada ajuda em qualquer estratégia que seu deck possua, embora não contribua diretamente p/ a execução destas. Observar as cartas c/ fateseal ou scry não aumenta a chance da carta que salvará a partida aparecer, ainda que você coloque as demais no fundo do grimório, também não tornará suas criaturas mais fortes ou resistentes, ou anulará uma mágica devastadora do inimigo, ou causará danos no oponente.

Agora que analisamos amostras da keywords que são totalmente inúteis e das que são apenas úteis quando juntas c/ outras melhores, entende-se como o surgimento das keywords organizou melhor os oráculos, apesar da proliferação de habilidades inúteis, ridículas ou existente em poucas cartas.

Nenhum comentário: