segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Não ria, mas uma das minhas maiores influências no que se refere momtagem de decks é ... Yu-Gi-Oh. Sério. Não que eu tenha decks de ygo, ou tenha passado dele para o Magic, nada disso
Acontece que antes de ver ygo e me deleitar com o desenho jogando as regras do jogo pela janela, eu montava uns decks bem sem graça. Eram pequenas variações de baralhos de criaturinhas brancas e vermelhas, e só. Depois de dar, muita, risada com o anime, eu tomei contato com o jogo através do Game Boy Advance, percebi que o jogo tinha seus méritos e me diverti bastante. Nunca achei ygo melhor do que mtg, mas quase mandei tudo a pqp quando percebi uma coisa: era muito mais divertido jogar com aqueles decks do que com os meus decks de Magic. Volta e meia eu fazia jogadas que pareciam ter saído do anime, como uma vez jogando contra o Kaiba tive de destruir uma carta armadilha minha que impedia o Dragão dele de me atacar só para tomar controle dele em seguida e ganhar a um turno da minha derrota.

Mas, então comparando o meu desempenho em ygo com o meu desempenho em mtg, exclamei, pqp! Meus decks nunca faziam nada daquilo! Tá certo, aqueles decks eram planejados para serem espetaculares e não funcionais, mas, como eram mais divertidos do que os meus! Quando eu percebi isso, fiquei realmente chateado, fui até as minhas reservas de cartas, e comecei a montar decks com a idéia de pelo menos uma ou duas jogadas realmente legais e que fizessem o oponente gaguejar, "Nã nã MAS NÃO É POSSÍVEL!"
Um dos primeiros frutos dessa minha nova filosofia de fazer decks, que além de Yu-Gi-Oh bebeu muito da fonte das colunas de Mark Gotilieb no site oficial de Magic foi o "Ímpeto", um deck carregado de monstros grandes, diferentes, e muitas coisas que davam,advinhou, ímpeto. Durante um tempo, ele teve até um pouco de verde e um combo de Ataque Infínito usando Assalto Agravado e Emergência Natural. Hoje, ele esta assim:

3 Goblins Enfurecidos
3 Moggs Confusos
2 Prospector de Skirk
3 Sargento Açoitador
2 Atacantes Inescrupulosos
1 Vidente das Brasas
1 Servo do Fogo
1 Fênix de Bogardan
1 Gato da Escória
1 Dragão Tirano

4 Pintura de Guerra Goblin
3 Ritual da Pedra Luz
3 Forragem de Dragão
3 Raio
3 Golfada de Terra
2 Tomar as Rédeas
2 Onda de Chamas

22 Montanhas

De todas as semelhanças possíveis com Yu-Gi-Oh, acabei optando pela ausência de enjôo de invocação e por construir algo bem criatura-cêntrico. Também planejei um deck com finishers bem váriados e muitas cartas capazes de fazer o oponente soltar um palavrão ou outro duranteas partidas. É claro, prá fazer tudo isso é necessário uma base sólida e eficiente, e eu escolhi goblins. Afinal, é como diz o Mangrador de Solo: "Uma única mente dedicada pode causar a maior destruição. Isso, ou goblins goblins também funcionam.". E, com Prospctor de Skirk em jogo dá até para dizer que eu estou pagando tributos para criaturas maiores.

O fato é que hoje esse é meu deck predileto. Ele não é muito consistente, mas é mais eficiente do que parece. Permite desde invocar rapidamente um atropelador voador com ataque duplo e, quem sabe, impeto, ou provocar 8 pontos de dano em um jogador e em todas as suas criaturas. Enfim, coisas espetaculares. E para aqueles que acham que só eu me inspiro em Yu-Gi-Oh, sugiro deem uma olhada nas mecânicas de Metamorfose, Provocar e Armadilha. Notaram alguma semelhança?

Nenhum comentário: