terça-feira, dezembro 28, 2010

Há muito tempo atrás, provavelmente no Pleistoceno, entre uma caçada de mamutes e outra, eu jogava Magic e comecei a articular minha participação em um site conhecido como 'A Arca”. Publiquei um preview de “Champions of Kamigawa” lá, o site faliu, e um dos textos que eu estava preparando para publicar lá ficou parado e juntando poeira. Era um texto sobre os erros mais comuns que eu vejo em jogadores iniciantes de Magic, coisas que demoram uns 10 anos para sair da cabeça e começarem a fazer sentido.

Pensei em simplesmente terminar o texto e publicá-lo aqui, mas, isso é um blog. Colocar uma lista de uns dez tópicos de uma vez só em um blog me parece mais do que inadequado. E, de mais a mais, estamos na era da descompressão na escrita POP. Se Brian Michael Bendis transformou um plot digno do desenho dos Superamigos em uma maxissérie de trocentas páginas … por que eu não posso transformar um artigo em vários posts?

Assim, vamos comentar alguns erros que eu sempre vejo todo jogador iniciante de Magic cometer, e que acabam por minar a fé dele no nobre card game estadunidense. Não sei quantos tópicos essa série terá, eles não estarão em ordem de gravidade, nem nada. São só coisas que eu sempre falo para todos a quem ensino Magic.

Primeiro, o primeiro erro. Quando você abre seus primeiros boosters, começa a perceber que é mais fácil, tirar algumas cartas do que outras. As cartas com o simbolo da expansão em preto são as comuns, e provavelmente você terá diversas delas repetidas várias rapidinho. As prateadas são incomuns. Elas não são tão fáceis de se conseguir, mas não são nem de longe impossíveis. Acima delas, estão as raras e as míticas raras, com símbolos dourados e avermelhados. Cada booster possui apenas uma delas, e, parece lógico, elas devem ser sempre as maiores, as mais poderosas e mais valiosas cartas de Magic, certo?

Não é bem assim. Existem centenas de cartas de Magic que são tão ruins, mas tão ruins que já deram até origem a um formato de jogo, o Rejected Rare Draft, onde os jogadores doam raras que não servem para nada e tentam jogar com elas. Sim, você leu certo. Algumas raras são tão inúteis que as pessoas doam essas porcarias.

Mas qual a razão de existirem cartas raras ruins? Ok, parece frustante que a sua única rara no booster seja algo como Planos de Colfenor . Mas poderia ser pior. Você poderia ser um fóssil vivo como eu e ter tirado Pônei do Anão por exemplo ... Mas, não seria ainda pior acumular uns oitoTrapaceira de Cosi ou Árbitro da Cordilheira Redonda, se elas fossem comuns? Ah tá, você acha que não faz sentido publicarem cartas ruins … Bem, Magic precisa de cartas ruins simplesmente para que possamos ter o fator habilidade na construção de decks, mas isso fica para outro post.

O fato é que existem raras ruins. E mesmo a qualidade das Míticas Raras é discutível. E achar que só porque uma rara é boa te torna alvo para negociadores de carta sacanas e saco de pancada de seu grupo. Tenha em mente que mais importante do que a cor do simbolo da expansão, é a utilidade que a carta terá em seu deck. Mas, se você ainda acha que não existem cartas ruins, raras ou não, bem, isso é assunto para outro tópico.

3 comentários:

Unknown disse...

Marcus,
A Arca!!!! Em 2002 e 2003 eu entrava muito nesse site. Pena que acabou. Lembrei do site no início do mês passado quando que encontrei um site similar: www.ambrosia.com.br
Até amanhã!

Unknown disse...

Vou dar uma olhada no site, valeu ela dica. Sinto saudades d'A Arca, mas não sinto saudades do preview que publiquei lá. Eu falei bem do que viria a ser uma das pioresexpansões de Magic ...

Unknown disse...

Ahahahahahahah!
Tá vendo, você nem precisa ser jornalista profissional pra dar uma bola fora!!!! rs