domingo, janeiro 25, 2004

Uma das coisas mais interessantes em Magic é burlar os contras de boas cartas. Quando eu comecei a jogar, e eu creio que todo jogador já passou por isso, bastava eu olhar o texto de uma carta e ler palavras como “sacrifique”, “descarte” ou “pague” para classificar uma carta como porcaria. E eu costuma ser tão fresco, mas tão fresco, que classificava até a lendária Horda Balduviana como porcaria. “Pô”, eu pensava, “ainda se eu pudesse escolher a carta prá descartar ...”.

Talvez você esteja olhando para a carta que eu acabei de citar e se perguntando porque eu reclamo de tê-la achado uma porcaria. Afinal, ela é uma porcaria. Pode até ser uma carta de criatura forte e tudo o mais, mas mágicas e efeitos para lidar com criaturas sempre existiram, ainda mais em tempos como os de Era Glacial e suas expansões, onde ainda era comum achar coisas como Espadas em Arados e Terror com muito mais facilidade do que hoje. Acontece que há uma maneira relativamente fácil de, no terceiro turno, ter duas dessas criaturas em jogo. Para isso, bastam um Lenhador Orc , uma montanha, duas florestas e alguma sorte. Para conter isso, o seu adversário vai ter de reagir a suas ações, o que é muito perigoso nos primeiros turnos. Ao invés de montar seu próprio jogo, ele estaria usando importantes formas de defesa muito cedo, enquanto que você pode montar estratégias para usar seu cemitério, ou mais aceleração de mana com Oferenda de Chamas , Ritual Sombrio , ou, para ficarmos apenas em duas cores, verde e vermelho, Fastbond, Ruínas dos Anões e um outro cem número de opções.

E prá que eu estou dizendo tudo isso? Simples. Prá que você não faça como eu que passei prá frente minha Horda Balduviana ( que na época chegava a ser cotada a R$ 50,00 ) a troco de nada, simplesmente porque você não vê utilidade nela. Acredite, mesmo a pior carta comum pode se tornar extremamente valiosa desde que se crie para ela um ambiente adequado ao seu funcionamento. Wild Mongrel e o infame Psicatogue não são nada em um deck convencional. Mas no ano passado se tornaram um pesadelo por conta dos decks de Loucura, a habilidade que permitia usar cartas por menos mana ao serem descartadas. Putz ... imagine se Horda Balduviana ainda fosse válida para torneios tipo dois ... ela ia estar valendo uns cem paus ... Ah como eu me arrependo de certas coisas ...

Nenhum comentário: