sábado, janeiro 03, 2004

Eu costumo dizer que Magic possui uma mecânica de jogo mais interessante e mesmo superior à do Xadrez. É um pouco de exagero meu, admito, mas eu não duvido que em Magic a criatividade é infinitamente superior ao simples raciocínio matemático. Se o Deep Blue pode empatar constantemente com Karpov, seria um pesadelo para qualquer programador criar rotinas que permitissem a um super computador criar decks de Magic, side boards e estratégias capazes de bater um manjádissimo deck de pestilência. Você sempre pode programar a máquina com decks e para jogar com determinadas cartas, mas a possibilidade de usar as cartas de uma maneira que nem seus criadores pensaram em fazer é algo que máquina nenhuma pode fazer, já que isso depende de criatividade.

A minha empolgação com Magic vem justamente dai, do fato que ele é um jogo que valoriza imensamente o dom máximo do ser humano, e aquilo que realmente nos assemelha a Deus, a capacidade de Criação, o dom de inventar e de dar ao mundo algo que antes não existia.

Pena que a maioria dos jogadores não pense assim. Na verdade, me parece que a maioria dos jogadores atuais nem pensar pensa ... E isso eu não digo por pura maldade. Um termômetro para checar como vai a perspicácia do jogador médio de Magic de hoje em dia é a coluna de regras do site magicthegathering.com, principalmente por que lá podemos apreciar perguntas vindas do mundo todo. E não por encontrarmos lá uma pergunta mais básica do que a outra. Isso é natural se levarmos em conta que novos jogadores começam a jogar todo dia. O grande problema são questões como essa abaixo, publicada no dia 03/01/2004:


Q: I have a question about Mulligans. My play group plays with a rule that says if you have no lands in your opening hand, you may Mulligan and draw seven cards again instead of the usual six. If I play a deck with no lands at all, using only Moxes and other artifacts for mana, could I mulligan until I have my first turn kill combo in my hand? Can I basically topdeck and automatically win by Mulliganing untill I have the cards I want in my hand?


Traduzindo livremente:

P: No meu grupo de Magic, seguimos uma regra que diz que se minha mão inicial não possuir nenhum terreno eu posso reembaralhar as cartas de minha mão em meu grimório e tirar outras sete cartas ao invés de seis ( nota da tradução: pedir uma nova mão dessa maneira é chamado de “mulligam” ). Então, se eu montar um baralho sem terrenos, apenas com artefatos de custo zero que gerem mana, posso ficar pedindo “mulligam” até ter a mão perfeita para vencer no primeiro turno?
-- Gilan Salehi

A primeira palavra que me vem à cabeça para definir alguém capaz de pensar em uma estratégia como essa é “xarope”. Ele se baseia em burlar uma regra usada apenas entre seus amigos e imagina que isso o torna o grande mestre de Magic. E Isso só o torna um chato que provavelmente será o responsável pelo fim de seu próprio grupo de jogadores, cansados de passarem mais tempo discutindo porque combos como esse são ilegais do que jogando.

É por coisas assim que eu estou montando esse blog. E também porque no meu outro blog tópicos como esse ficam meio deslocados. Espero que quem por ventura passe por aqui encontre informações e dicas de como se divertir mais jogando Magic. Não que vencer uma partida no primeiro ou segundo turno não seja divertido. Eventualmente até é. Mas eu garanto que é muito mais divertido despejar 900 pontos de dano em alguém, e esse alguém tomar o dano e sobreviver. Não que isso tenha acontecido em nosso grupo ... na verdade, aconteceu coisa bem pior ...

Apareça por aqui de vez em quando que um dia eu conto como eu devo 20.000 partidas para um amigo meu ...

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