segunda-feira, setembro 20, 2004

Eu vou tentar algo diferente hoje ... Vou tentar montar um deck que não use vermelho. E acredite, em dez anos jogando Magic, essa é uma das primeiras vezes que eu faço isso. Na verdade, só estou tentando, vejam bem, tentando, fazer isso para ver se melhoro como jogador. Embora eu não ache que seja possível ser um bom jogador de Magic se você não incinera as coisas ...

Mas vá lá ... A idéia é a seguinte, quebrar a simetria de boas cartas verdes e brancas. Quando você usa coisas como Obliterar ( sem vermelho, droga! ) quer dizer, Cólera de Deus, todas as suas criaturas e de seus oponentes vão pro espaço. O mesmo com Armageddon, Novas Fronteiras e Nascimento Interplanar. Os efeitos são os mesmos para todos os jogadores, o que causa uma simetria. Pra quem não sabem algo é simétrico quando é idêntico em ambos os lados. Essa simetria é o que torna a carta balanceada e usável. Se uma carta dessas afetasse apenas um oponente, ela teria de custar muito mais. Exemplo? Veja o custo de Onda de Chamas.

Isso não significa que essa simetria não possa ser burlada ... Cólera de Deus e criaturinhas baratas são uma combinação clássica, e Nascimento Interplanar faz um combo ultra manjado com Anjo das Penas de Cobre. Mas isso é só arranhar a questão. Quebrar a simetria é algo mais ou menos assim ...

Uns com tantos, outros ...

3 Novas Fronteiras
3 Armageddon
3 Nascimento Interplanar
2 Fundição de Almas
2 Fecundidade
3 Tormod’s Crypt
3 Despertar do Mirari
3 Manto do Paraíso
3 Pioneiro Élfico
4 Elfos de Llanowar
4 Falcão da Cauda Solar
3 Anjo das Penas de Cobre
4 Armadura de Guerra Enxertada

10 Florestas
10 Planícies

O deck tem várias maneiras de ganhar, mas o combo que realmente quebra a simetria é o seguinte. Use Novas Fronteiras, mas, de preferência, deixe mana suficiente flutuando para acionar Armageddon e Nascimento Interplanar. O detalhe chato no entanto é que antes de baixar o Nascimento você remove o cemitério de seu oponente com a Cripta de Tormod. Conclusão, seu oponente não tem mais terrenos no cemitério para retornar ao jogo. Alias, não tem mais nem cemitério. Fundição de Almas esta no deck para suprir a falta de criaturas, e também porque se você tiver uma Fecundidade em jogo e uma Armadura de Guerra Enxertada, mais um bom número de criaturas, você pode quase simular o efeito da Pinça Craniana, e ainda gerar bons atacantes e defensores. O deck pode parecer meio sem graça, afinal, dificilmente um oponente cairia no truque de procurar terrenos só para serem detonados mais de uma vez, mas isso também quebra a simetria. Se ele não procurar terrenos, bom, você faz isso sozinho com Novas Fronteiras e não usa o Armageddon. Com tanto mana, não seria má idéia arranjar espaço em um side-board para um Fluxo de Vida ou outra coisa que use muito mana. Tipo aquelas bolas incandescentes que tostam coisas ...

Hum ... até que foi interessante ... mas ainda estou sentindo falta de cheiro de queimado ...

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